Blog

Como escolher o bico correcto para a sua lavadora de alta pressão

A selecção do bico ou ponteira correcta para o seu equipamento é crucial para o óptimo funcionamento da sua lavadora de alta pressão.

Um bico demasiado pequeno implica que a maquina não funciona correctamente provocando o desgaste prematuro dos componentes de pressão.

Um bico demasiado grande e a maquina fica com pouca pressão.

Como escolher o bico correcto para o seu equipamento?

Para isso tem de conhecer a a pressão, em bars, e o caudal, em litros por minuto, do equipamento para o qual pretende adquirir um novo bico/ponteira.

Por exemplo, para uma lavadora com pressão de 150 bars e um caudal de 15 litros por minuto:

  1. Encontre na tabela 2 a coluna da pressão ‘150’ bars.
  2. Na coluna ‘150’ navegue para a alínea ‘15.2’, que é o valor que mais se aproxima de 15 litros por minuto de caudal.
  3. Seguindo essa alínea para a esquerda até à primeira coluna encontra o valor ‘055’.
  4. Necessita, então, de um bico/ponteira de magnitude ‘055’.
  5. Na tabela 3 encontra o ângulo óptimo para o tipo de trabalho que pretende executar.

Caudal em litros por minuto e pressão em bars.

Tabela 1

tabela-bicos-1

Tabela 2

tabela-bicos-2

Ângulo de pulverização segundo a distancia.

Tabela 3
bicos-tabela-angulo

Saber mais...

Lavagem a Alta Pressão Amiga do Ambiente

Lavagem a alta pressão é tão popular porque é um projecto que se faz facilmente sozinho e que muitos proprietários de casas e negócios o fazem. Muitos proprietários de casas acabam por comprar o equipamento numa loja local ou até mesmo investir numa unidade comercial maior e optar por manter regularmente as suas próprias superfícies exteriores a fim de economizar tempo e dinheiro.

Uma questão importante a considerar quando realizada a lavagem a pressão em casa ou no seu estabelecimento comercial é o impacto que isso terá sobre o meio ambiente. Lavagem de alta pressão quando realizada de forma desleixada pode causar mais poluição do que o necessário, e pode até mesmo ser autuado pelas autoridades competentes em situações limite.

Aqui encontra algumas dicas para evitar que se torne num poluidor do ambiente:

  • Use produtos de limpeza 100% verdes e os químicos adequados para cada tarefa. A lavagem a pressão como qualquer outro procedimento de limpeza, seja escovar os dentes ou lavar a roupa vai precisar de algum tipo de produto de limpeza adequado para maximizar a eficácia do seu trabalho. Pode encontrar manchas de óleo, graxa, fungos ou musgo que necessita de remover, é nesta situação que os agentes de limpeza vêm mesmo a calhar, certifique-se de que estes são seguros para o ambiente!
  • Certifique-se de que as águas residuais ou da lavagem estão contidas. Águas residuais provenientes da lavagem de pressão não podem ser escoadas para o sistema de drenagem de águas pluviais. Certifique-se de bloquear a passagem das águas resultantes da sua lavagem para as grelhas de escoamento das águas pluviais que possam existir nas proximidades, pode drenar a água com equipamento adequado ou então reencaminhar para jardins próximos onde será reaproveitada. Esta última opção é juntar o útil ao agradável e um bom motivo para usar produtos de limpeza amigos do ambiente.

Basicamente, isto é tudo o que é necessário para fazer a coisa certa e proteger o nosso planeta enquanto trata da limpeza das zonas exteriores da sua propriedade ou negócio.

Boas limpezas!

Saber mais...